R. Cristóvão Colombo, 2265 - Jardim Nazarethcontato@semanadabioibilce.com.br

 

O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE/UNESP) nasceu, em 1955, como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) de São José do Rio Preto. Em 1976 foi implantada a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e a FAFI passou a fazer parte dela, alterando assim seu nome para Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE).

O IBILCE, atualmente, tem como diretor o professor José Roberto Ruggiero e como vice-diretor a professora Maria Tercília Vilela Azeredo de Oliveira. O instituto conta com onze Cursos de Graduação e onze Programas de Pós-Graduação, todos reconhecidos pela Capes.

Possui uma das melhores infraestruturas do Brasil. Além de contar com biblioteca informatizada, moradia estudantil, piscina, restaurante universitário, quadra de esportes, campo de futebol e minicampos, possui também mais de sessenta laboratórios de ensino e pesquisa que têm, por finalidade, proporcionar aos alunos a melhor formação acadêmico-científica e dar suporte às pesquisas de docentes, pós-graduandos e especialistas.

Como exemplo, entre as diversas pesquisas desenvolvidas no Instituto, podem ser destacadas aquelas realizadas por alguns docentes do Departamento de Biologia e do Departamento de Física que fazem parte do grupo de pesquisa do Projeto Genoma, projeto mundial que identificou e mapeou 80 mil genes do DNA humano, armazenando e dispondo essas informações em banco de dados.

As atividades desenvolvidas no Ibilce atendem a dois princípios fundamentais interligados: a produção do saber, por meio da pesquisa básica e aplicada, e a transmissão desse saber. Os resultados do trabalho universitário beneficiam diretamente a comunidade, seja pela conseqüência natural dos novos conhecimentos que são produzidos, seja por meio do Ensino de graduação e pós-graduação, seja por meio da Extensão de Serviços à Comunidade, sob forma de consultorias, prestação de serviços, fornecimento de produtos e ministração de cursos aos mais diferentes segmentos da população, inclusive à Terceira Idade.

 

Os inscritos que necessitarem de alojamento durante o evento deverão entrar em contato com a comissão para verificar a disponibilidade de vagas na moradia estudantil do instituto.
'
"32ª Edição"

Coordenadores: Profa. Dra. Lilian Casatti
e Prof. Dr. Flávio Fernando Manzini
2015 @ Semana da Biologia IBILCE/UNESP. Todos os direitos reservados. Feito por Dnn.
Menu